Pular para conteudo principal

Parlamento Mirim

O Parlamento Mirim foi criado através do Projeto de Resolução 25/99, que, após ser aprovado em plenário, foi transformado na Resolução 646/99. Por essa razão, tem força de lei. Geralmente, os candidatos escolhidos são alunos cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que 80% das vagas são destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% a estudantes da rede privada, totalizando 12 escolas participantes.

O Parlamento Mirim foi implantado em 2003, na gestão do então presidente Rômulo Gouveia. Nesta legislatura, são 24 meninas e 12 meninos, alunos de escolas das redes pública e privada do Estado. Em todas as outras legislaturas, a presidência da Mesa também foi ocupada por uma mulher.

 Antes da posse, os novos membros receberam um curso sobre Ética e Cidadania nas atividades parlamentares para auxiliar na formação dos novos deputados. A formação foi dada pela Escola do Legislativo.

Eleita presidente da Mesa, a estudante Daiara Guimarães, do Partido da Juventude, ressaltou a importância do Parlamento Mirim para os jovens se expressarem, exporem suas opiniões, lutarem pela democracia e contribuírem para o desenvolvimento do Estado. Daiara disse também que seu mandato será marcado pela responsabilidade e espírito de coletividade. “Irei trabalhar da melhor maneira possível, sempre lutando pela unidade dos colegas”, enfatizou.

Já o primeiro secretário, Yan Bernardo, ressaltou que o Parlamento Mirim é importante para formar o caráter e o espírito de cidadania dos jovens. “Se você tem uma experiência destas no Parlamento Mirim consegue exercer melhor sua cidadania no dia-a-dia”, sustentou.

Confira os nomes dos 36 deputados mirins e cargos que ocupam na Mesa Diretora:

Daiara Guimarães (Presidente)

Carolina Pontes (1ª Vice-presidente)

Isabelly Silva (2ª Vice-presidente)

Gecilene Silva (3ª Vice-presidente)

Janecleide Oliveira (4ª Vice-presidente)

Yan Bernardo;  (1º Secretário)

Grace Santos; (2º Secretário)

Eliza Rabay; (3º Secretário)

Altamir Filho; (4º Secretário)

Ercilia dos Santos; (1ª Suplente)

Fernanda Freitas; (2ª  Suplente)

Sthefany Alves; (3ª Suplente)

Bruno Silva;

Thaise Lima;

Michael Ferreira;

Vanessa Valentim;

Jussara Ribeiro;

Denilson Ferreira;

Glauciane Lourenço;

Rayssa Nascimento;

Wendell de Oliveira;

João Victor;

Yana de Queiroz;

Adriel Cardoso;

Larissa Dantas;

Kathly Andrade;

Ricardo Lima;

Tatiana Silva;

Clara Larissa;

Jeanderson Santos;

Elielton Costa;

Jaqueline Araújo;

Laísa Moreira;

Bianca Tavares;

Larissa Nóbrega;

Elton Araújo